sexta-feira, 8 de abril de 2011

A Guerra das Cores


Autor: Lucas Remoaldo Trambaiolli.
Ilustrações: Adriano Vidal.
Áreas de estudo envolvidas: Língua Portuguesa, Estudos Sociais, Ética e Ciências.
Indicado: A partir dos 9 anos.
Sinopse: Uma emocionante história que narra a conseqüência de uma briga entre as cores para ver qual era a mais importante, produzindo um mundo cinzento e cheio de rancor. Mas nem tudo está perdido. Um velho sábio decide mostrar para as cores que ninguém consegue viver só e que a paz só se consegue com a união.

2 comentários:

  1. Really Nice! I loved this pictures!

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Alexandre, sou professor de Educação Física em São Paulo. Eu estava tendo um grande problema com meus alunos da equipe de futebol de salão. Os meninos, apesar de serem ótimos jogadores, se odiavam. Eles poderiam ser campeões de torneios, mas a arrogância de alguns e o preconceito de outros tornava meu trabalho árduo. Um dia, após uma briga na qual um dos jogadores foi parar no Pronto Socorro, acabei sendo chamado pela direção da escola. Pensei que seria demitido, mas a diretora me deu este livro, A Guerra das Cores para que eu fizesse um trabalho com os meus alunos. Só que eu nem sabia como começar, porque sou professor de Educação Física. Minha colega de Português que lecionava para as mesma turmas me deu uma força incrível. Eu não havia percebido, mas havia o grupo dos brancos, dos negros e dos descendentes de japoneses que formavam panelinhas e frequentemente entravam em atrito até nos intervalos e excurções. A professora Márcia decidiu então passar o filme Escritores da Liberdade para assistirmos e, em seguida, começou um trabalho fantástico com o livro A Guerra das Cores e as atividades que estão aqui neste blog para download. Foi ótimo, os alunos acabaram refletindo a respeito e, o curioso, foi que para criarmos uma estratégia formamos grupos com membros de etnias diferentes e o resultado foi o melhor possível! Temos alunos de etnias que se odiavam convivendo junto, uns vão para a casa dos outros e há até casos de namoro, um deles entre um menino negro e uma menina nissei. Este caso em especial, essas crianças estão ensinando suas próprias famílias a esquecerem o preconceito e se descobrirem. A menina nissei e o namorado compraram até um livro do Diário de Anne Frank, tão citado no filme Escritores da Liberdade para presentear a mãe dela. A garota disse que era para ensinar a mãe dela que o preconceito é a grande desgraça da humanindade.
    Por isso eu quero deixar aqui os parabéns para o autor Lucas Tramboliolli pelo lindo livro e pela lição que ele nos passou. Lucas, teu livro foi uma das sementes da paz que nós precisávamos.
    Prof. Alexandre e Márcia

    ResponderExcluir